Pular para o conteúdo principal

Comissão Mista que analisa MP do Ensino Médio define plano de trabalho

A Comissão Mista, que analisa a Medida Provisória que reformula o Ensino Médio no Brasil, presidida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF), definiu, nesta terça-feira (25), o plano de trabalho para as próximas semanas e preestabeleceu a data de 30 de novembro para encerramento dos trabalhos


Neste prazo, cerca de 40 convidados da área de Educação deverão ser ouvidos nas audiências, que, a princípio, serão semanais, e já estão agendadas para os dias 1º, 9, 16 e 23 de novembro. O presidente da Comissão, Izalci Lucas, concorda com a data e o plano de trabalho que foi estabelecido pelo relator, senador Pedro Chaves (PSC/MS), e afirmou que caso este tempo não seja suficiente para ouvir a todos - que serão divididos em 8 convidadados por audiência, este prazo será reavaliado. “Não temos dificuldade alguma em estender o prazo caso haja necessidade. Se preciso for, faremos audiências de segunda a domingo, mas este assunto é urgente e não pode mais esperar”, completou o deputado. 

Izalci destaca que é importante que o texto seja aperfeiçoado na comissão, mas lembra que o tema já foi debatido por pelo menos 4 anos no parlamento antes de vir a ser uma Medida Provisória. “O texto da MP 746 é bastante semelhante ao de projeto de lei que tramitou durante anos na Câmara, com o apoio de praticamente todos os partidos e relatado pelo PT. As críticas da oposição não fazem sentido, já que eram a favor do projeto”, disse.

Sobre as duras críticas que vêm sofrendo sobre o assunto da reformulação ser analisado por meio de uma Medida Provisória, o tucano afirma que a forma de debate é o que menos importa. “Criticam o meio pelo qual a reforma está sendo feita, por MP. Mas isso é o de menos. O importante é fazer as mudanças tão necessárias para salvar o ensino médio”, finalizou.

Entenda a MP 746

Instalada em 19 de outubro, a Medida Provisória 746/16 propõe a reformulação do Ensino Médio no Brasil. A Comissão Mista é presidida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF) e o relator é o senador Pedro Chaves (PSC/MS). A MP altera regras curriculares e de funcionamento do ensino médio, cria a Política de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e eleva a carga horária mínima anual, progressivamente, das atuais 800 horas para 1.400 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governador Ibaneis Rocha assina nomeação dos novos concursados do Detran-DF

Mais servidores, mais serviços prestados à população Fotos: pedro Santos  O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acaba de assinar a nomeação dos novos concursados da área administrativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) que, a partir de hoje, reforçam a equipe de trabalho do órgão. O governador Ibaneis Rocha assinou o documento na presença da vice-governadora Celina Leão e do diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento que, juntos, não mediram esforços para os encaminhamentos necessários para esta conquista. Uma ótima notícia para os novos e antigos servidores que comemoram a data de hoje.   "Nós do Detran estamos muito felizes por esse momento tão esperado acontecer. Agradecemos a sensibilidade do governador Ibaneis Rocha em entender que essa força de trabalho é importante para o órgão e para a população como um todo, já que são eles que vão  nos ajudar nessa missão de garantir um trânsito mais seguro",  disse o diretor-geral do Detra

Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo federal nas próximas semanas

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que o novo Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo nas próximas semanas, após o projeto que está em análise ser apresentado aos secretários de Segurança Pública e procuradores-gerais de Justiça estaduais. Mais cedo, ele havia sinalizado que a proposta, que pretende combater a criminalidade e o alto índice de homicídios no país, seria apresentada nesta quarta-feira (19)

Ibaneis, Leonardo Mundim e Márcio Faria são homenageados pelo Setor Produtivo do DF

Na noite desta quinta (11), o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha  e de diversos integrantes de secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), participou de um jantar com cerca de 500 empresários do DF. O evento, que aconteceu próximo ao Polo JK – área de desenvolvimento econômico de Santa Maria, também registrou a intenção do governo local de regularizar a situação de todos os empreendimentos do Pró-DF.  Durante o evento, o chefe do Executivo local conversou com representantes do setor produtivo, estreitando a relação entre GDF e empresariado Márcio Faria, Paulo Melo e Leonardo Mundim. Diversas entidades do Setor Produtivo do Distrito Federal ofereceram um Jantar de Homenagem e Agradecimento ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ao Diretor da Terracap Leonardo Mundim e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Márcio Faria, o evento foi para agradecimentos por estarem destravando o PRÓ-DF, e também ocorreu a apresent