Pular para o conteúdo principal

Governo faz primeira entrega de escrituras a entidades religiosas

Trinta e cinco títulos foram distribuídos na cerimônia desta quinta-feira (10). Ao todo, cerca de 1,5 mil terrenos cumprem os requisitos para a regularização


O governador de Brasília Rodrigo Rollemberg, acompanhado da deputada Sandra Faraj e do Administrador de Taguatinga Ricardo Lustosa, entregaram na manhã desta quinta-feira (10) 35 escrituras para promover a regularização fundiária de templos religiosos e entidades de assistência social contempladas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

É a primeira distribuição prevista pela Lei Complementar nº 806, de 12 de junho de 2009. A solenidade ocorreu na tribuna de honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. “Temos um país com grande diversidade cultural e religiosa, e essa é uma das maiores qualidades do Brasil”, disse o governador. “É nossa obrigação dar segurança jurídica a essas entidades, que atendem a população nos lugares onde o braço do governo não alcança.”

Os ocupantes dos terrenos podem comprá-los ou firmar contrato de concessão de direito real de uso. No primeiro caso, o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado em até 240 meses, sem juros e com correção monetária pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). No segundo, a vigência é de até 30 anos com opção de compra e taxa mensal de 0,3% sobre o valor da unidade imobiliária.

A concessão poderá ser gratuita se a entidade comprovar que presta serviços de graça e de forma continuada a crianças, a adolescentes, a idosos, a pessoas com deficiência, a dependentes químicos e a quem comprovadamente vive em situação de risco.

A lista dos imóveis está nos anexos da lei e engloba representantes das religiões católica, evangélica, espírita, de matriz africana, além de entidades de assistência social. Há cerca de outros 1,5 mil endereços que cumprem os requisitos.

Como pedir a regularização da entidade religiosa
Igrejas e entidades de assistência social interessadas devem requerer a regularização dos imóveis à Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A documentação exigida é o ato constitutivo ou estatuto social em vigor, a ata de eleição dos dirigentes, as cópias da carteira de identidade e do CPF do representante legal e a comprovação de ocupação da área anterior a 31 de dezembro de 2006, o que pode ser feito com conta de água, luz ou telefone. A secretaria ainda faz vistoria no local para comprovar se tudo está correto.


Concluídos os passos iniciais, o processo vai para a Terracap. A diretoria de habitação e regularização fundiária de interesse social convoca, por meio de carta registrada nos Correios, os aprovados pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação. A entidade recebe laudo de avaliação, com prazo de 30 dias para optar por contrato de compra ou de concessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governador Ibaneis Rocha assina nomeação dos novos concursados do Detran-DF

Mais servidores, mais serviços prestados à população Fotos: pedro Santos  O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acaba de assinar a nomeação dos novos concursados da área administrativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) que, a partir de hoje, reforçam a equipe de trabalho do órgão. O governador Ibaneis Rocha assinou o documento na presença da vice-governadora Celina Leão e do diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento que, juntos, não mediram esforços para os encaminhamentos necessários para esta conquista. Uma ótima notícia para os novos e antigos servidores que comemoram a data de hoje.   "Nós do Detran estamos muito felizes por esse momento tão esperado acontecer. Agradecemos a sensibilidade do governador Ibaneis Rocha em entender que essa força de trabalho é importante para o órgão e para a população como um todo, já que são eles que vão  nos ajudar nessa missão de garantir um trânsito mais seguro",  disse o diretor-geral do Detra

Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo federal nas próximas semanas

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que o novo Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo nas próximas semanas, após o projeto que está em análise ser apresentado aos secretários de Segurança Pública e procuradores-gerais de Justiça estaduais. Mais cedo, ele havia sinalizado que a proposta, que pretende combater a criminalidade e o alto índice de homicídios no país, seria apresentada nesta quarta-feira (19)

Ibaneis, Leonardo Mundim e Márcio Faria são homenageados pelo Setor Produtivo do DF

Na noite desta quinta (11), o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha  e de diversos integrantes de secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), participou de um jantar com cerca de 500 empresários do DF. O evento, que aconteceu próximo ao Polo JK – área de desenvolvimento econômico de Santa Maria, também registrou a intenção do governo local de regularizar a situação de todos os empreendimentos do Pró-DF.  Durante o evento, o chefe do Executivo local conversou com representantes do setor produtivo, estreitando a relação entre GDF e empresariado Márcio Faria, Paulo Melo e Leonardo Mundim. Diversas entidades do Setor Produtivo do Distrito Federal ofereceram um Jantar de Homenagem e Agradecimento ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ao Diretor da Terracap Leonardo Mundim e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Márcio Faria, o evento foi para agradecimentos por estarem destravando o PRÓ-DF, e também ocorreu a apresent