Pular para o conteúdo principal

DF reduziu 52% nas mortes de ciclistas nos últimos 10 anos



O Detran realizará, nesta quinta (19), ações educativas em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista


Arte: Detran-DF.

Em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, em 19 de agosto, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai realizar ações educativas com foco no compartilhamento da via e nas atitudes seguras no trânsito. Das 5h30 às 8h, as equipes da Educação de Trânsito do Detran estarão com o Projeto Bike em Dia, na Estrutural, no estacionamento próximo à Praça da Bíblia. No período da tarde, das 17h às 19h, será realizada uma blitz educativa na Via N1, estacionamento do Planetário, que contará com a apresentação de uma dupla de repentistas, mímicos e companhia teatral.

Levantamento feito pela Gerência de Estatística do Detran aponta uma redução de 52% em mortes de ciclistas na Década Mundial de Ações para Segurança Viária (2011 a 2020), em comparação com os 10 anos anteriores. No período de 2001 a 2010 foram registradas 511 mortes de ciclistas, e de 2011 a 2020 – período da Década Mundial, foram 244.

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e publicada em maio de 2011. Com esta campanha, governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito e reduzi-los em até 50% entre 2011 e 2020.

"Estamos ampliando a quantidade de questões relacionadas aos ciclistas nos exames teóricos e passaremos a exigir esses conhecimentos também nos exames práticos. O reflexo dessa mudança, vamos ver daqui 10 anos, mas o importante é dar continuidade a esse trabalho"Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF

Para o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, o objetivo é zerar as mortes no trânsito do DF, por isso, o compartilhamento de via é mais do que uma questão cultural e de formação, é uma questão de humanização: "O ciclista tem direito sim, a circular pelas faixas dos veículos, pois bicicleta também é veículo. Eu sou ciclista e sinto na pele o que é andar nas ruas de bicicleta, por isso essa ideia do compartilhamento de via é tão importante".

O diretor ainda destaca que "o motorista tem que respeitar o ciclista por ser veículo menor, mas o ciclista também tem responsabilidades: ele não deve andar na contramão da via, nem em calçadas, tem que descer da bicicleta para atravessar a faixa para preservar o pedestre. Por isso, estamos ampliando a quantidade de questões relacionadas aos ciclistas nos exames teóricos e passaremos a exigir esses conhecimentos também nos exames práticos. O reflexo dessa mudança, vamos ver daqui a 10 anos, mas o importante é dar continuidade a esse trabalho."

Dados 2021
Dados preliminares mostram que, de janeiro a junho de 2021, foram registradas quatro mortes de ciclistas no Distrito Federal. No mesmo período de 2020, outros quatro ciclistas morreram e, no primeiro semestre de 2019, foram 10 os ciclistas que perderam a vida no trânsito da Capital.

Os dados apontam uma queda de 60% na quantidade de óbitos de ciclistas quando comparamos o primeiro semestre de 2021 com o  primeiro semestre de 2019, repetindo a mesma quantidade de 2020, quando o fluxo de veículos foi bem menor devido às restrições de circulação para contenção da pandemia de covid-19.

Perfil dos ciclistas mortos
Ainda de acordo com os dados da Gerest, 75% (3) das vítimas fatais de 2021 eram do sexo masculino e 25% (1) do sexo feminino, nas faixas etárias de 0 a 4, 30 a 34 e 75 a 79 anos. Das vítimas fatais de 2020, 100% (5) eram do sexo masculino, na faixa etária de 30 a 49 anos. E dos ciclistas mortos em 2019, 80% (8) eram do sexo masculino e 20% (2) do sexo feminino, na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por 60 anos ou mais.

*Com informações do Detran-DF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governador Ibaneis Rocha assina nomeação dos novos concursados do Detran-DF

Mais servidores, mais serviços prestados à população Fotos: pedro Santos  O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acaba de assinar a nomeação dos novos concursados da área administrativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) que, a partir de hoje, reforçam a equipe de trabalho do órgão. O governador Ibaneis Rocha assinou o documento na presença da vice-governadora Celina Leão e do diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento que, juntos, não mediram esforços para os encaminhamentos necessários para esta conquista. Uma ótima notícia para os novos e antigos servidores que comemoram a data de hoje.   "Nós do Detran estamos muito felizes por esse momento tão esperado acontecer. Agradecemos a sensibilidade do governador Ibaneis Rocha em entender que essa força de trabalho é importante para o órgão e para a população como um todo, já que são eles que vão  nos ajudar nessa missão de garantir um trânsito mais seguro",  disse o diretor-geral do Detra

Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo federal nas próximas semanas

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que o novo Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo nas próximas semanas, após o projeto que está em análise ser apresentado aos secretários de Segurança Pública e procuradores-gerais de Justiça estaduais. Mais cedo, ele havia sinalizado que a proposta, que pretende combater a criminalidade e o alto índice de homicídios no país, seria apresentada nesta quarta-feira (19)

Ibaneis, Leonardo Mundim e Márcio Faria são homenageados pelo Setor Produtivo do DF

Na noite desta quinta (11), o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha  e de diversos integrantes de secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), participou de um jantar com cerca de 500 empresários do DF. O evento, que aconteceu próximo ao Polo JK – área de desenvolvimento econômico de Santa Maria, também registrou a intenção do governo local de regularizar a situação de todos os empreendimentos do Pró-DF.  Durante o evento, o chefe do Executivo local conversou com representantes do setor produtivo, estreitando a relação entre GDF e empresariado Márcio Faria, Paulo Melo e Leonardo Mundim. Diversas entidades do Setor Produtivo do Distrito Federal ofereceram um Jantar de Homenagem e Agradecimento ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ao Diretor da Terracap Leonardo Mundim e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Márcio Faria, o evento foi para agradecimentos por estarem destravando o PRÓ-DF, e também ocorreu a apresent