Pular para o conteúdo principal

Gestão do consumo de água: a medição individualizada traz benefícios aos condomínios do DF

A demanda de água no Brasil é crescente, segundo o relatório de conjuntura da ANA (Agência Nacional de Águas) estima um aumento de 42% das retiradas de água até 2040 dos mananciais. Dados como este reforçam a necessidade de promover e implementar ações que visem a redução deste aumento, é uma das alternativas para incentivar um consumo mais consciente e, ao mesmo tempo, trazer benefícios econômicos aos condomínios é: a implementação da Gestão de Consumo individualizada da água



Em entrevista com a empresa Acqua Sof Medições, está nos apresentou dados reais de um dos seus clientes com mais de 450 unidades na região do Jardim Botânico para demonstrar que, a medição individualizada da água é com certeza uma medida que corrobora para que o Brasil não chegue nos 42%  de aumento de retirada de água dos nossos mananciais e, assim, evitando crises hídricas.

Um dos condomínios em que a Acqua Sof Medições faz o gerenciamento do consumo de água na região do Jardim Botânico, em 12.2021 quando entraram no condomínio a média mensal do consumo geral era de 5356m³, dois anos depois a média passou para 4941m³. Isso significa uma redução de mais de 400m³/mês ou 400.000 litros de água por mês economizados, no ano são mais de 4.800.000 de litros. 

E de onde saiu toda essa economia? Segundo a empresa foram substituídos hidrômetros defeituosos, correção de vazamentos e a conscientização dos moradores, uma vez que estes sabendo do seu consumo individualizado tendem a economizar água. 

A empresa ainda fez um alerta que antes dos condomínios contratarem uma solução para gerir o consumo de água: "que os síndicos devem verificar se o sistema de gestão da empresa faz análise mensalmente do residual/desperdício de água e no dia da leitura dos hidrômetros das unidades se o sistema envia um alerta de consumo aos moradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo federal nas próximas semanas

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que o novo Plano Nacional de Segurança só será lançado pelo governo nas próximas semanas, após o projeto que está em análise ser apresentado aos secretários de Segurança Pública e procuradores-gerais de Justiça estaduais. Mais cedo, ele havia sinalizado que a proposta, que pretende combater a criminalidade e o alto índice de homicídios no país, seria apresentada nesta quarta-feira (19)

Ibaneis, Leonardo Mundim e Márcio Faria são homenageados pelo Setor Produtivo do DF

Na noite desta quinta (11), o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha  e de diversos integrantes de secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), participou de um jantar com cerca de 500 empresários do DF. O evento, que aconteceu próximo ao Polo JK – área de desenvolvimento econômico de Santa Maria, também registrou a intenção do governo local de regularizar a situação de todos os empreendimentos do Pró-DF.  Durante o evento, o chefe do Executivo local conversou com representantes do setor produtivo, estreitando a relação entre GDF e empresariado Márcio Faria, Paulo Melo e Leonardo Mundim. Diversas entidades do Setor Produtivo do Distrito Federal ofereceram um Jantar de Homenagem e Agradecimento ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ao Diretor da Terracap Leonardo Mundim e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Márcio Faria, o evento foi para agradecimentos por estarem destravando o PRÓ-DF, e também ocorreu a apresent

Valparaíso de Goiás: Vereadores apresentam indicações paras as áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação

Vereadores apresentam indicações paras as áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação Na 73ª Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 01 de dezembro, os vereadores valparaisenses realizaram importantes indicações ao Poder Executivo Municipal. Entre as solicitações dos cidadãos valparaisenses reivindicadas pelos parlamentares, foi evidenciada a área de infraestrutura da cidade, com pedidos de tapa-buracos, recapeamento e troca de lâmpadas. Também foram feitas indicações nas áreas da saúde e educação. Confira: Indicações Vacinação domiciliar para pessoas com deficiência conforme Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Solicitação de serviço de castração de animais domésticos; Serviço de tapa-buraco em rua do bairro Parque Esplanada III; Troca de lâmpada em rua do bairro Setor de Chácara Anhanguera C; Recapeamento asfáltico em rua do Setor Chácara Anhanguera C; Reparo asfáltico e troca de lâmpadas em rua do bairro Parque Esplanada II; Fornecimento de cursos profissionali